1 |
Docência no Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Metodologia do Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
3 |
História da Arte: da Pré-História ao Surrealismo |
60h |
Panorama Histórico, Artístico E Cultural Ao Longo Dos Tempos; A Revolução Francesa E Suas Contribuições Para Uma Nova Visão De Sociedade, Homem E Arte; A Revolução Industrial E A Arte Com Foco No Romantismo; A Realidade E As Concepções Artísticas Realistas E Naturalistas; As Vanguardas E A Explosão Da Arte Moderna. |
4 |
Estética Artística |
60h |
Estudo Dos Fundamentos Da Estética E Da Filosofia Da Arte; Introdução À Reflexão Estética, Poética E Crítica Sobre A Obra De Arte; Discussão Sobre O Conceito De Belo, Prazer Estético; Função Social Da Arte E Questões Relacionadas À Produção, Recepção E Circulação Da Obra De Arte Em Diferentes Contextos Histórico-Culturais. |
5 |
Estudo dos Elementos Representativos do Desenho |
60h |
Figura Humana: Construindo Arte E Ideias; O Desenho: Instrumento De Representação, Compreensão, Esboço E Estudo Das Formas Lineares E Pictóricas Das Imagens Como Signo; O Desenho Como Parte De Um Sistema De Significação; Breve Panorama Do Desenho Na Arte Ocidental. |
6 |
Metodologia do Ensino de Arte-Educação |
60h |
Didática; Abordagens Teóricas E Conceituais Sobre Arte E Artistas; Planejamento Escolar; O Ensino Da Arte Dentro E Fora Do Ambiente Escolar; Formação De Professores: Identidade E Contextos De Trabalho. |
7 |
Teorias e Práticas da Educação Infantil |
60h |
O Interacionismo: Considerações sobre o Desenvolvimento Infantil; Uma Mudança Necessária: A Educação Infantil Frente ao Ensino Fundamental de 09 Anos; As Classes de Alfabetização sob uma Perspectiva Construtivista Sócio-Interacionista; O Conhecimento Matemático, Histórico, Geografico, Artístico e o Letramento; Geografia, História e Ciências nas Classes de Alfabetização; As Artes e a Alfabetização; O Professor Alfabetizador. |
8 |
Estratégias de Ensino Pelo Lúdico |
60h |
Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. |
TOTAL |
500h
|
|